SAAE GFPOLIS e FETEESC intensificam cobrança por valorização na 5ª rodada de negociação da CCT 2026/2027

postado em: Notícia | 0

O Sindicato dos Auxiliares da Administração Escolar da Grande Florianópolis – SAAE GFPOLIS, em conjunto com a FETEESC e sindicatos da base, participou nesta segunda-feira (07/04), em Florianópolis, da quinta rodada de negociação com o Sindicato das Escolas Particulares (SINEPE-SC). O encontro acontece em um momento decisivo para a definição da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2026/2027, em que a categoria busca recuperar perdas e consolidar direitos.

Um dos pontos centrais da reunião foi a correção de distorções históricas, especialmente no Ensino Superior. A bancada laboral destacou que o crescimento do setor educacional em Santa Catarina não tem sido acompanhado de forma proporcional pela valorização dos pisos salariais. A proposta apresentada reforça que a sustentabilidade das instituições deve caminhar lado a lado com salários dignos, garantindo a permanência de bons profissionais no setor.

Além das cláusulas econômicas, o contexto da saúde do trabalhador ganhou relevância. Diante do aumento de casos de afastamento por estresse e doenças ocupacionais no ambiente escolar, o SAAE e a FETEESC defendem cláusulas sociais que garantam jornadas mais equilibradas e medidas preventivas eficazes. O objetivo é que a CCT não seja apenas um documento financeiro, mas um instrumento de proteção à vida e ao bem-estar dos educadores e administrativos.

As entidades reiteraram que a condução das negociações é feita de forma técnica e responsável, baseada na realidade econômica do estado, mas sem abrir mão da firmeza necessária para garantir avanços. Novas rodadas ocorrerão em breve, e a mobilização da categoria será o diferencial para o sucesso das tratativas.

Por Kleber Kretzer – SAAE GFPOLIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =