Em Florianópolis, SAAE GFPOLIS e SINPROESC levam a pauta da saúde mental dos educadores ao debate com lideranças jurídicas

postado em: Notícia | 0

No dia 26 de setembro, as entidades sindicais SAAE Grande Florianópolis e SINPROESC marcaram sua presença no centro de Florianópolis/SC, participando do encontro “Porta Aberta com a Advocacia – Edição Florianópolis”.

O evento foi idealizado e conduzido pelo Advogado e Deputado Estadual de Santa Catarina, Dr. Ivan Naatz, e teve como pauta central temas de grande relevância para o sistema judiciário, como o Quinto Constitucional e o futuro da advocacia.

É importante ressaltar que o Dr. Ivan Naatz é atualmente candidato ao cargo de Desembargador do TJSC pela vaga do Quinto Constitucional destinada à OAB/SC.

A participação das entidades sindicais, em um fórum predominantemente jurídico, ressalta a importância de levar as pautas dos trabalhadores da educação privada a todos os âmbitos da sociedade catarinense.

A ocasião serviu de palco para o lançamento e apresentação do inovador projeto piloto conjunto das entidades, focado na Saúde Mental e no Bem-Estar dos professores e auxiliares administrativos dos estabelecimentos de ensino da rede privada.

As entidades foram representadas por Kleber Kretzer (SAAE GFPOLIS) e pelos Professores Carlos Magno e Joel Lohn (SINPROESC), que conversaram com os presentes, detalhando a urgência e o impacto social da iniciativa.

O projeto visa criar uma rede de amparo e prevenção para combater o crescente esgotamento profissional na categoria. Seus pilares de atuação incluem a prevenção e o combate a:

  • Assédio (moral, sexual ou qualquer outra forma);
  • Síndrome de Burnout (esgotamento extremo relacionado ao trabalho);
  • Abuso de substâncias como medicamentos e álcool.

O objetivo primordial é proteger a vida e a saúde do trabalhador da educação e, consequentemente, evitar o impacto negativo e os problemas irreparáveis na vida de seus familiares, garantindo um ambiente de trabalho mais humano e produtivo.

Durante a apresentação, o Sr. Kleber Kretzer expressou a profunda preocupação das entidades ao destacar o esgotamento da categoria. Segundo ele, o problema não está ligado apenas à pressão diária por resultados, ao Burnout ou aos baixos salários, mas também ao assédio constante vindo de pais de alunos e, no ensino superior, de acadêmicos.

Em um apelo contundente, o Professor Carlos Magno ressaltou a necessidade urgente de uma mudança cultural e de atitude: “É inadmissível que, em pleno Século XXI, com toda a informação e acessibilidade digital disponíveis, esteja faltando o básico: respeito ao mestre dentro das salas de aula. A falta de respeito é um dos gatilhos para o adoecimento.”

O Sindicato dos Auxiliares da Administração Escolar da Grande Florianópolis – SAAE GFPOLIS e o Sindicato Intermunicipal dos Professores do Estado de santa Catarina – SINPROESC reafirmam o compromisso com a causa e, em breve, anunciarão o cronograma completo do projeto, incluindo as datas, os locais de atendimento e os profissionais de saúde especializados (psicólogos, psiquiatras, etc.) que integrarão esta importante iniciativa.

Se você ou um colega de trabalho precisa de apoio imediato e não se sente bem, lembre-se: Você Não Está Sozinho.

  • ✔️ CVV – Ligue 188 (Atendimento 24h, gratuito e anônimo)
  • ✔️ UBS – Atendimento psicológico e psiquiátrico disponível pelo SUS
  • ✔️ Acesse: www.cvv.org.br

➡️ Juntos, vamos quebrar o silêncio, fortalecer os vínculos da nossa comunidade e garantir ambientes de trabalho mais humanos e saudáveis para a educação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =